O artigo de Tim Sandle, Ph.D., CBiol, FIScT, microbiologista farmacêutico e consultor especializado em controle de contaminação, publicado em 15 de junho de 2024, no LinkedIn, discute a reclassificação do “QC strain” de Pseudomonas aeruginosa para Pseudomonas paraeruginosa, com base em estudos filogenômicos e genômicos comparativos que identificaram duas “clades” distintas anteriormente agrupadas sob P. aeruginosa.
Essas “clades” apresentam diferenças significativas em características genômicas, como motilidade e presença de sistemas de secreção. A“clade” agora designada como P. paraeruginosa foi reconhecida como uma nova espécie devido a valores de identidade nucleotídica média e hibridização de DNA-DNA digital, abaixo dos limites sugeridos para distinção de espécies. Essa mudança taxonômica impacta normas farmacêuticas e de microbiologia, onde a antiga cepa P. aeruginosa era amplamente utilizada como controle de qualidade.
A mudança foi publicada, citando estudos que destacam a divisão da espécie em duas, com base em análises genômicas e filogenéticas robustas. A renomeação reflete uma reavaliação científica que agora reconhece Pseudomonas paraeruginosa como uma espécie distinta, destacando a importância de precisão taxonômica.
A antiga Pseudomonas aeruginosa ATCC® 9027™, sob o código 0484 da Microbiologics®, primeira Empresa Licenciada pela Coleção de Culturas ATCC® a comercializar cepas derivadas, com a reclassificação, disponibilizou o comunicado para os usuários sobre a alteração de nomenclatura.
Convidamos a leitura desse relevante e esclarecedor artigo na íntegra. Acesse: https://www.linkedin.com/pulse/whats-name-time-update-your-procedures-pseudomonas-tim-bpyze/