Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora os 50 anos da primeira reunião mundial sobre o clima. Para comemorar a data e o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONU,  lançou a campanha #UmaSóTerra, cujo objetivo é promover uma ação coletiva e transformadora para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta.

A Plastlabor, que atua a quase 35 anos no mercado de meios de cultura prontos para uso, abraçou a campanha, pois entende que também é responsabilidade do setor produtivo atuar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na proteção do meio ambiente, principalmente, em seu entorno.

Com essa premissa, a empresa implementou três pilares macros: Corporativo, Social e Institucional. Cada um busca desenvolver ações de Gestão Ambiental que possam auxiliar na redução de resíduos, utilização dos recursos de forma mais eficiente, conscientização dos funcionários e envolvimento dos fornecedores, para juntos reduzir a Pegada  de carbono da empresa.

A Plastlabor entende que para conseguir resultados satisfatórios é necessário envolver os vários setores envolvidos direta ou indiretamente com a empresa. Essa iniciativa ficou mais evidente com a nova planta da empresa, que foi construída com grandes janelas, para aproveitar a luz natural, a água utilizada é tratada, o plástico utilizado para embalar os produtos são plásticos verdes. Além de ações internas e externas que buscam conscientizar colaboradores e clientes sobre a necessidade de iniciativas para reduzir o impacto ambiental.

Ações Corporativas – Programa Recicla – O principal é o “Programa Recicla”, para o reaproveitamento de isopores e papelão. O programa é destinado aos clientes que terão a opção de solicitar a retirada dos materiais no ato da entrega dos produtos. O material recolhido é encaminhado para organizações responsáveis pela reciclagem.

Ações Institucionais – Reaproveitamento de placas e descarte consciente de plásticos – Essa iniciativa busca dar uma nova destinação para um dos principais agressores do meio ambiente. Os plásticos utilizados na fabricação de placas de petri, quando apresentam falhas, são triturados e reaproveitados. Outros produtos quando não são aprovados pelo sistema de qualidade são destinados para reciclagem.

Ações Sociais – Lacre Solidário – A Plastlabor por meio dos seus funcionários e clientes aderiu a campanha “Lacre Solidário”, da ONG One by One, cujo objetivo é arrecadar anéis de alumínio das latas de refrigerantes, sucos e outras bebidas para serem revertidos em cadeiras de rodas. Essa iniciativa é acompanhada de informativos e campanhas internas para que os colaboradores possam perceber que pequenas ações podem ajudar o próximo e preservar o meio ambiente.

As iniciativas fazem parte de um planejamento e compromisso da Plastlabor em reduzir o seu impacto ambiental, com ações que começam da escolha dos fornecedores até o momento do descarte do lixo industrial e do administrativo. Além disso, está em contato com universidades e empresas em busca de materiais que possam suprir todos os requisitos, na produção das placas de petri e da linha de descartáveis. Todas essas ações foram responsáveis por impedir que no ano de 2021, milhares de toneladas fossem jogadas no lixo comum.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

5 × quatro =