CONFIRA, NESTA ANÁLISE PUBLICADA NA REDE TB, UMA ANÁLISE DE CUSTOS E VALIDAÇÃO LABORATORIAL DO KIT-SIRE NITRATASE PARA DIAGNÓSTICO DE TB MDR

A pesquisadora Isabela Almeida representou a professora Silvana Spíndola na apresentação da análise de custos e da validação laboratorial do KIT-SIRE Nitratase, teste fenotípico que faz o teste de sensibilidade do Mycobacterium tuberculosis em relação aos quatro fármacos de primeira linha. O kit foi desenvolvido numa empresa nacional por meio de uma transferência de tecnologia da UFMG, com apoio da Rede TB. A técnica utilizada é baseada no mesmo princípio da prova do nitrato.

Após uma primeira etapa de validação, que permitiu identificar falhas e melhorias à técnica, a coordenação da Área Diagnóstica da Rede TB coordenou os novos testes realizados numa amostragem mais ampla, que incluiu painéis estudados por 11 sites localizados no Brasil e em Portugal, especificamente em Lisboa, posteriormente discutidos também em um workshop. Ao final, o cálculo da acurácia, na concordância do método nitratase com o padrão utilizado anteriormente, obteve resultados muito bons. O material foi transformado em produto e se tornou o único kit comercial do mundo com esta técnica.

Outra avaliação feita sobre o kit buscou comparar os custos médio e de valor unitário deste com técnicas de mesmo resultado, a partir da cadeia de custos proposto por pesquisadores da UFRJ. Foram encontrados valores muito aproximados, considerados positivos e promissores, pois indicam, junto com a viabilidade técnica, que o kit Sire Nitratrase é economicamente viável e vale a pena ser adotado em locais aptos a realizarem testes de sensibilidade com estrutura que permitam garantir a biosegurança. A perspectiva é que os laboratórios passem a usar o Kit Sire nitratase como primeiro método, recorrendo aos outros nos casos de necessidade complementar.

Fonte: redetb.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

20 − dezesseis =