Foi publicado no último dia 8/8, a Nota Técnica Conjunta nº 74/2022 assinada pela Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), pelo Brazilian Committe on Antimicrobial Susceptibility Testiing (BrCAST) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sobre o aumento na frequência de isolamento de bactérias multirresistentes, em especial dos bacilos Gram-negativos (BGN) produtores da metalo-beta-lactamase “New Delhi” (NDM).
O documento aponta que a partir do surgimento do novo coronavírus (SARS-CoV-2), também foi registrado um incremento qualitativo e quantitativo de isolados de bactérias com perfil de multirresistência, em especial os bacilos Gram-negativos (BGN) produtores da metalobetalactamase NDM, e coprodutores de enzimas relacionadas ao perfil de resistência aos carbapenêmicos (KPC e NDM), bem como espécies do complexo Acinetobacter baumannii resistentes aos carbapenêmicos.
A Nota Técnica tem o objetivo de reforçar as orientações para a intensificação da vigilância integrada desses microrganismos. Além de enfatizar a necessidade de intensificar a vigilância laboratorial e a epidemiológica, de forma integrada, para que possa ser realizada a detecção precoce destas cepas, incluindo recomendações para detecção laboratorial dos mecanismos de resistência e realização de teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA).
Por enquanto, a causa dessa elevação de casos identificados de Enterobacterales produtores de NDM, ainda precisa ser pesquisada com maior profundidade. Porém, alguns estudos sinalizam existir uma relação direta entre o uso indiscriminado de antimicrobianos durante a pandemia, com um possível aumento dessa situação.
Para se adaptar a essa recomendação, uma das ferramentas disponíveis no mercado, é o meio CHROMagar™ KPC, meio cromogênico seletivo destinado à detecção de bactérias gram-negativas com sensibilidade reduzida à maioria dos antibióticos da classe dos carbapenêmicos.
Outras recomendações para adequar para o uso rotineiro da Norma em laboratórios de análises clínicas, podem ser consultadas na Nota Técnica.