O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre as consequências dessa enfermidade devastadora. Neste ano, a data merece mais atenção devido à pandemia da Covid-19, que pode impactar diretamente a luta contra a doença.

A tuberculose é uma doença que tem tratamento e cura. Infelizmente, devido aos esforços que foram direcionados para combater a Covid-19 existe a previsão de que até 2025, irão surgir mais de seis milhões de casos adicionais e quase 1,5 milhão de mortes em decorrência da tuberculose, segundo estudo do programa Stop TB Partnership, da OMS.

No estudo, também é destacado que devido a situação sanitária no país, muitos pacientes podem abandonar o tratamento e vários outros deixarão de buscar ajuda para o correto diagnóstico, o que pode comprometer todos os avanços dos últimos anos e favorecer a ampliação de casos resistentes aos medicamentos.

Dessa forma, mesmo sabendo do impacto da pandemia, o tema do Dia Mundial de Combate à Tuberculose deste ano é “O relógio está passando” afim de transmitir a sensação de que o mundo está ficando sem tempo para cumprir os compromissos de erradicar a tuberculose.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

2 × 3 =