O leite materno é o melhor e principal alimento nos primeiros seis meses de vida, pois ele concentra todos os nutrientes que o bebê precisa. Além de alimentar, o leite materno também protege contra doenças.

Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que o aleitamento materno deve ser a principal fonte de alimentação até o sexto mês de vida e fazer parte do cardápio das crianças até os dois anos de idade ou mais.

Porém, segundo estudo feito pela Famivita, 31% das brasileiras não conseguiram atingir o objetivo de amamentar seus filhos, exclusivamente por seis meses. Para atender essas mães e aquelas que não conseguem produzir leite para os primeiros dias de vida das crianças, existem os Bancos de Leite Humano (BLH).

Os bancos de leite concentram as ações de coleta, processamento, pasteurização e distribuição, que seguem de leite humano para inativar possíveis agentes virais e bacterianos. Esses processos são normatizados pela Anvisa, por meio da RDC nº 171/2006 que dispõe sobre o Funcionamento de Bancos de Leite Humano e o Manual de Banco de Leite Humano e da Norma Técnica BLH-IFF/NT 40/2021, da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), que dispõe sobre o Controle de Qualidade Microbiológico – Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais.

Para garantir a qualidade do leite que será distribuído, a RDC nº 171/2006 estabelece entre as normas de qualidade, a obrigatoriedade da realização de análises físico-químicas e a análises microbiológicas. Os testes microbiológicos podem ser realizados com produtos como o Tubo Meio Caldo Bile VB 5% com Durhan, meio de cultura utilizado para o enriquecimento seletivo e enumeração de coliformes fecais em água, leite, gêneros alimentícios e outros materiais.

O Tubo Meio Caldo Bile VB 5% com Durhan é apenas uma das ferramentas que podem ser utilizadas para garantir a qualidade do produto. No entanto, existem outras regulamentações e normatizações que podem ser consultadas no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Em conjunto, elas servem para garantir que todas as etapas entre a coleta e distribuição, sejam realizadas com o máximo de segurança.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

17 + 13 =