Na Indústria de Alimentos a garantia da qualidade é primordial. Medidas preventivas e atendimento às normativas vigentes para assegurar a qualidade dos alimentos e um elevado padrão de segurança são importantes para evitar recalls.  

Bactérias podem crescer e manter-se em superfícies, equipamentos ou até mesmo no campo. Patógenos como Salmonella, E. coli e Listeria podem infectar alimentos, água, carnes e lacticínios. Crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos estão especialmente em risco por doenças transmitidas pelos alimentos.

Produtos especializados para o segmento de Monitoramento Ambiental, como swabs específicos, projetados para a amostragem ideal, auxiliarão os laboratórios a mitigar a incidência de bactérias e microrganismos de uma forma geral na cadeia de suprimentos alimentares.

O Sistema SRK® é caracterizado por um kit que inclui um swab, bem como uma solução de enxágue ou caldo, ambos contidos em um tubo plástico. A linha de amostragem ambiental ajuda os técnicos de alimentos e gerentes de controle de qualidade a avaliar a presença microbiana em superfícies e equipamentos.

Confira abaixo alguns destaques do SRK® Copan:

– Inativação de Agente Saneante
A solução isotônica SRK® inativa resíduos de agentes sanitizantes que podem estar presentes na superfície no momento da coleta para fornecer uma visão clara do real estado microbiano da sua superfície.

– Conformidade ISO
Os kits SRK® são projetados em conformidade com ISO 18593:2018, ISO 18593:2004, ISO 17604:2003 e a diretiva da União Europeia 2001/471/E.C.

– Escolha do meio de cultura de transporte preservação aprimorada
Disponível em uma ampla variedade de soluções de enxágue, volumes de preenchimento de líquido, opções de swab e configurações de embalagem para detecção e quantificação de microrganismos.

– “Gabarito” de amostragem estéril
Define com precisão a área do tamanho da área de amostragem para facilitar a determinação da carga bacteriana em superfícies planas e estabelecer os graus de higiene.

Para saber mais sobre a tecnologia SRK® e descobrir como ela pode beneficiar o seu laboratório, assista ao vídeo abaixo:

Estamos à disposição para atendê-lo e responder às suas dúvidas. Entre em contato pelo WhatsApp (21) 2501-0888 ou pelo e-mail [email protected].


Dentre as normativas que estão disponíveis, citamos algumas onde há o requerimento para monitoramento ambiental de superfícies:
– ISO 18593:2018 Microbiologia de alimentos e rações para animais – Métodos horizontais para técnicas de amostragem de superfícies usando placas de contato e swabs.

– ISO 17604:2015 Microbiologia da cadeia alimentar — Amostragem de carcaças para análise microbiológica.

Comissão do Codex Alimentarius:

– CXC 1-1969 – Princípios gerais de higiene de alimentos, 2022. URL: CXC 1-1969.

– CXC 061-2007 – Diretrizes sobre a aplicação dos princípios gerais de higiene de alimentos no controle de Listeria monocytogenes em alimentos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

11 + 1 =