As férias e o verão são períodos do ano quando crescem o número de pessoas que se alimentam fora de casa. Também é a época com a maior probabilidade de se contrair uma intoxicação alimentar, devido a contaminação de algum produto. Segundo a boletim de Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), anualmente é registrado cerca de 12 mil surtos de doenças alimentares e cerca de 30% dos casos é provocado por Salmonella.
Um dos principais motivos é que muitos produtos vendidos em praias, lanchonetes e restaurantes podem não ter sido devidamente preparados ou estar expostos há muito tempo ao ar livre, sem cuidados extras com o armazenamento. Esse tipo de atitude pode acarretar a proliferação de microrganismos e as chamadas Doenças Transmitidas por Alimento (DTA), com destaque para a intoxicação alimentar.
Os principais vilões dessa época são a as bactérias Salmonella sp., encontrada em alimentos como, maioneses caseiras e pratos à base de ovos; Escherichia coli e Sthaphylococcus aureus, presentes normalmente nas mucosas nasais humanas, feridas e alimentos contaminados por manipulação inadequada; e Bacillus cereus, encontradas no solo, em vegetais (especialmente, cereais), tanto em alimentos crus como processados.
Qualidade para os clientes
O principal cuidado para quem vai consumir produtos na rua é a atenção. Lembre-se de observar como é realizado o acondicionamento, se os profissionais que estão manuseando e vendendo o produto estão usando luvas e uniformes limpos. Verifique a aparência dos alimentos, se estão frescos e limpos, pois até mesmo saladas cruas podem apresentar riscos se não tiverem sido higienizadas corretamente.
Os restaurantes, lanchonetes e profissionais liberais devem criar rotinas que não coloquem em risco a saúde do cliente e ao mesmo tempo buscar se associar a empresas que comercializem produtos com qualidade certificada.
Empresas como a Plastlabor tem um longo histórico de trabalho junto com fornecedores de alimentos testando a qualidade e/ou os ambientes onde produtos in natura e processados são preparados e acondicionados.