Escherichia coli (E. coli) são bactérias comumente encontradas no intestino de humanos e animais de sangue quente. A maioria das cepas de E. coli são inofensivas. Algumas cepas, entretanto, como a E. coli verocitotoxigênica (VTEC), também conhecida como E. coli shigatoxigênica (STEC), podem causar doenças graves de origem alimentar.
O sorotipo O157:H7 de E. coli ou sua variante não móvel O157:H – é o sorotipo VTEC mais comum em relação à saúde pública. A sua importância foi reconhecida em 1982, após dois surtos nos EUA. Desde então, mais de 180 surtos foram relatados em todo o mundo, com um número estimado pela OMS de 70.000 infecções por ano.
A Plastlabor disponibiliza em seu portfólio produtos para o Controle de Qualidade dessas rotinas laboratoriais como o meio de cultura cromogênico CHROMagar™ O157, para o isolamento seletivo e diferenciação de E. coli O157, de forma fácil quando comparados ao meio de cultura convencional e com alta sensibilidade.
Além da disponibilidade em meio de cultura, oferece cepas derivadas ATCC® da marca Microbiologics®, como, cepa O157 de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC), em formato conveniente, pronto para uso, nas Linhas de Produtos KWIK-STIK™ e LYFO DISK™, na Linha de produtos quantitativos, com o formato Epower™ e com microrganismos de referência contendo marcadores de proteína verde fluorescente (GFP), na Linha de Produto UV-BioTAG™, facilitando a distinção entre contaminantes naturais e cepas de controle de laboratório.
Esses microrganismos de Controle de Qualidade são necessários para validar, verificar e monitorar métodos de teste usados para detectar contaminação por STEC.
Acesse o link da matéria, para conferir um recente surto no Canadá com cepa de E. coli O157. Surto de E. coli 0157 em 11 creches canadenses – Food Safety Brazil
Confira também os links para conhecer os produtos aqui mencionados ou entre em contato com um de nossos Representantes Comerciais. CHROMagar™ O157 – Chromagar