por Janaina Rodrigues de Souza
Bióloga / Microbiologista

Em 27 de fevereiro de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou sua primeira lista de “agentes patogênicos prioritários” resistentes aos antibióticos.

A lista foi elaborada com o objetivo de orientar e promover a pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos antibióticos, como parte dos esforços da OMS para enfrentar a crescente resistência global aos medicamentos antimicrobianos.

A lista da OMS é dividida em três categorias, de acordo com a urgência em que se necessitam novos antibióticos. O Acinetobacter baumannii resistente a carbapenemas foi incluído na prioridade crítica, um grupo de bactérias multirresistentes que representam ameaças em hospitais, casas de repouso e entre os pacientes cujos cuidados exigem dispositivos, como ventiladores e cateteres intravenosos. Essas bactérias podem causar infecções graves e frequentemente fatais, como infecções da corrente sanguínea e pneumonia.

Em 23 de maio de 2023, o Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o Xacduro (sulbactam para injeção; durlobactam para injeção), um novo tratamento para pneumonia bacteriana adquirida em hospital (HABP) e pneumonia bacteriana associada à ventilação mecânica (VABP) causada por cepas suscetíveis de bactérias chamadas complexo Acinetobacter baumannii-calcoaceticus, para pacientes com 18 anos de idade ou mais.

Administrado por perfusão intravenosa, o Xacduro consiste em sulbactam, uma droga estruturalmente relacionada à penicilina, e durlobactam. O sulbactam mata A. baumannii, enquanto o durlobactam protege o sulbactam de ser degradado por enzimas que podem ser produzidas por A. baumannii.

A eficácia do Xacduro foi estabelecida em um ensaio clínico multicêntrico, ativo-controlado, aberto (investigador-não cego, avaliador-cego), de não-inferioridade, envolvendo 177 adultos hospitalizados com pneumonia causada por A. baumannii resistente aos carbapenemas. Os pacientes receberam Xacduro ou colistina (antibiótico comparador) por até 14 dias.

Ambos os grupos de tratamento também receberam um antibiótico adicional, imipenem/cilastatina, como terapia de base para potenciais patógenos HABP/VABP, além do complexo Acinetobacter baumannii-calcoaceticus. O principal parâmetro de eficácia foi a mortalidade por todas as causas no prazo de 28 dias após o tratamento em pacientes com uma infecção confirmada por A. baumannii resistente aos carbapenemas. Dos pacientes que receberam Xacduro, 19% (12 de 63 pacientes) morreram, em comparação com 32% (20 de 62 pacientes) que receberam colistina, demonstrando que o Xacduro não era inferior à colistina.

A reação adversa mais frequente associada ao Xacduro é a ocorrência de anormalidades nos testes de função hepática. Além disso, o Xacduro possui avisos e precauções relacionados a reações de hipersensibilidade e diarreia associada a Clostridioides difficile. Pacientes com histórico de hipersensibilidade grave conhecida aos componentes do Xacduro, sulbactam ou outros medicamentos antibacterianos beta-lactâmicos não devem receber o medicamento.

NOTA TÉCNICA CONJUNTA CGLAB, BrCAST e ANVISA nº 347/2021
O Acinetobacter baumannii-calcoaceticus complexo é a espécie mais comumente identificada. Essas bactérias podem desenvolver resistência por meio de diversos mecanismos, incluindo transferência horizontal de genes, transformação natural, aquisição de mutações e mobilização de elementos genéticos que afetam a expressão de genes intrínsecos e adquiridos.

Para auxiliar os laboratórios de microbiologia no Brasil na escolha e relato de antimicrobianos nos testes de sensibilidade para Acinetobacter spp., existem orientações baseadas nas recomendações do BrCAST – NOTA TÉCNICA CONJUNTA CGLAB, BrCAST e ANVISA nº 347/2021.

Para obter mais informações, recomenda-se consultar o “Guia de leitura do BrCAST-EUCAST para discodifusão”.

Referências Bibliograficas: 

  1.  Paho, OMS publica lista de bactérias para as quais se necessitam novos antibióticos urgentemente (2017), Disponível em: OMS publica lista de bactérias para as quais se necessitam novos antibióticos urgentemente – OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org) Acesso em 19 de jun de 2023.
  2. BrCast, NOTA TÉCNICA CONJUNTA CGLAB, BrCAST e ANVISA nº 347/2021, Disponível em: BrCAST – Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing – NOTA TÉCNICA CONJUNTA CGLAB, BrCAST e ANVISA nº 347/2021 Acesso em 19 de jun de 2023.
  3. FDA, FDA Approves New Treatment for Pneumonia Caused by Certain Difficult-to-Treat Bacteria, Disponivel em: FDA aprova novo tratamento para pneumonia causada por certas bactérias difíceis de tratar | FDA Acesso em 19 de jun de 2023

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

2 × 1 =