A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos tem como objetivo sensibilizar as pessoas e promover a adoção das melhores práticas para combater o surgimento de resistência a esses medicamentos, que ocorre quando os microrganismos (bactérias, fungos, vírus e parasitas) deixam de responder aos fármacos, tornando as infecções comuns mais difíceis de tratar.
Como resultado, os medicamentos se tornam ineficazes e as infecções persistem no corpo, aumentando o risco de propagação a outras pessoas. Além, de representar uma ameaça crescente à saúde pública mundial e depender de ação de todos os setores do governo e da sociedade. Atualmente, muitos fatores aceleraram a ameaça de resistência aos antibióticos, entre eles:
Uso indevido e excessivo de antimicrobianos em humanos, animais e plantas – São os principais fatores que impulsionam o desenvolvimento de infecções resistentes a medicamentos. As más práticas de prescrição e a não conformidade do paciente também contribuem para esse cenário. Os antibióticos também são frequentemente usados em excesso em animais de fazenda e na agricultura;
Covid-19 – O uso indevido de antibióticos durante a pandemia pode levar ao surgimento e disseminação acelerada da resistência antimicrobiana. A Covid-19 é causada por um vírus, não por bactéria e antibióticos só devem ser utilizados com acompanhamento médico.