Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos e aumentar a conscientização sobre a importância do seu uso responsável. Embora a resistência a antibióticos ocorra naturalmente, o uso indevido em humanos e animais está acelerando o processo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com estimativas de entidades ligadas à ONU, até 2050, a resistência microbiana irá causar a morte de 10 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo. Atualmente, o total de mortes é de 700 mil por ano, sendo 23 mil no Brasil. Estes números são complementados pelo levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que concluiu existir cerca de 40% a 60% das doenças infecciosas resistentes aos medicamentos.

Na atualidade, segundo a OMS, a resistência a antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde, à segurança alimentar e ao desenvolvimento global. Numerosas infecções, como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando mais difíceis de tratar à medida que os antibióticos usados ​​tornam-se menos eficazes. Entre as principais consequências estão: internações hospitalares mais longas, custos médicos mais altos e aumento da taxa de mortalidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

11 − 8 =